Remoção de cisto de Bartholin

As glândulas de Bartholin têm como função a lubrificação feminina, principalmente durante a relação sexual. Quando essas glândulas não têm o funcionamento perfeito, isso pode acarretar em uma complicação conhecida como Bartholinite e assim exigir um tratamento mais invasivo, ou seja, a cirurgia para retirada da glândula de Bartholin, também chamada de Bartholinectomia.

Cada glândula, em seu estado normal, possui aproximadamente 0,5 cm de diâmetro e caso não consiga fazer com que sua secreção seja liberada, isso pode resultar em grande incômodo à mulher, impactando no seu bem-estar e na sua vida sexual. 

Isso ocorre quando o orifício do ducto da glândula de Bartholin fica obstruído, seja motivado por uma infecção ou irritação. Dessa forma, o muco produzido pela glândula se acumula, levando à dilatação dela e fazendo com que se forme um cisto.

Em situações mais graves, como o surgimento de um abscesso, evoluindo com um processo inflamatório, sendo necessária a drenagem da Bartholinite.

Durante a consulta, a Dra. Ana Sofia avaliará a paciente para confirmar a presença dos cistos de Bartholin e o grau da inflamação.