Reposição hormonal (menopausa)

menopausa é o nome dado à última menstruação, que ocorre após uma queda natural dos hormônios reprodutivos, que normalmente ocorre entre 45 e 55 anos.

Apesar de ser algo natural, fisiológico, esse processo tende a vir acompanhado de alguns sintomas desagradáveis e que afetam a qualidade de vida da mulher.

Os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, calores e suores noturnos, insônia, alterações de humor, alterações no peso e queixas ligadas à saúde íntima e ao sistema urinário, como secura vaginal, dor durante a relação sexual e infecções urinárias de repetição. É aí que entra a reposição hormonal, tratamento que busca promover o alívio desses sintomas. 

Os hormônios podem ser administrados por várias vias: oral, transdérmica por gel ou adesivos e vaginal. Normalmente, a reposição hormonal é iniciada na chamada “janela de oportunidade”, período de 5 anos após a menopausa, ou até os 60 anos de idade. Contudo, pacientes fora dessa janela não representam uma contraindicação absoluta para o tratamento e devem ser avaliadas de maneira individualizada, caso apresentem sintomas.